"Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil"

Esse é um projeto que envolve universidades de cinco cidades: Lavras (UFLA), São Paulo (USP/Leste), Campo Grande (UFMS), Campinas (Unicamp) e Juiz de Fora (UFJF). O Projeto "Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil", visa qualificar técnica e politicamente 500 professoras/es que atuam na Educação Infantil para trabalharem a educação para a sexualidade e gênero nos currículos da educação infantil.

O Projeto envolve sete linhas de ação, a saber:

1) grupo de estudos/trabalho; 2) curso para discentes; 3) curso para educadoras da educação Infantil; 4) Projetos de Intervenção Educacional nas escolas elaborado pelas cursistas; 5) Produção de material didático: produção de um livro intitulado:Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil; 6) Comunicação/divulgação e 7) Seminário apresentando as experiências e resultados do Projeto.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relatos, produção de textos, diário de bordo, trocas de experiências


Querid@s!!!!
O projeto "Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil" a cada tempo está com atividades que trazem para todas e todos novos conhecimentos, discussões e envolvimentos das/dos cursistas, bolsistas, coordenadoras/es e equipe com troca de experiências exitosas na educação infantil. No site estão entrevistas, dicas de livros para leituras e aprofundamento das/dos cursistas bem como livros infantis, fotos, o número dois do Jornal TEARES, e muito mais. No orkut, na comunidade criada para discussões, temos uma enquete sobre a participação de homens na educação infantil. Entre e deixe sua opinião.
No dia 18/06 Lavras/MG(UFLA) encerrou o primeiro semestre do curso de formação para educadoras e educadores. Participantes entregaram seus diários de bordo onde relatam suas experiências no dia a dia escolar durante este período do curso. Estes relatos farão parte do livro que será editado com vistas a subsidiar teórico-metodologicamente as propostas curriculares da Educação Infantil.
Em Juiz de Fora(UFJF) e Campinas(Unicamp) o semestre também está chegando ao fim com produção de textos pelas cursistas. Esta semana, a professora doutora Cláudia Ribeiro, coordenadora geral do Projeto, esteve em Campinas falando para as/os participantes do andamento das atividades, avaliando os acontecimentos do semestre.
A coordeandora constatou o entusiasmo das professoras e professores cursistas, as produções que foram realizadas e estão em andamento e os relatos de experiência, bem como os conteúdos dos textos produzidos.
Juiz de Fora está recebendo a professora coordenadora adjunta do projeto, Carolina Faria Alvarenga, que fala para todas e todos sobre Gênero na Educação Infantil e presencia as atividades realizadas por elas e eles.
Enfim, a formação das/dos profissionais da educação infantil está acontecendo, os temas estão sendo discutidos, vivenciados diariamente nos espaços escolares com o compromisso de todas e todos. A coordenadora geral do projeto ressalta, ainda, o compromisso das e dos bolsistas realizando leituras, discutindo filmes, clips, histórias infantis e descobrindo possibilidades que são compartilhadas com as/os cursistas enriquecendo conhecimentos, alimentando o site, o blog, a comunidade no orkut fazendo as tecituras nas temáticas de gênero e diversidade.

Um comentário:

  1. Oie! Sou cursista do projeto "Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação infantil" em Juiz de Fora e estou gostando muito, e aproveitando para parabénizar todos os envolvidos.
    Bom no último encontro discutimos, e fizemos algumas reflexões a cerca das linguaguem múltiplas , movimento e corpo. Então gostaria de compartilhar uma atividade da educação infantil com turma de 03 anos, denominada "corrida com obstáculos".
    Montamos um circuito na sala com cadeiras, pneus, colchonetes e mesas cobertas com cobertores ( túneis escuros), primeiro eles se arrastam em baixo das cadeiras, pulam dentro dos pneus, dão cambalhota nos colchonetes e passam pelo túnel escuro.
    É uma atividade de descobertas do corpo, do movimento e de varias linguagem, onde o sentimento de alegria esta presente o tempo todo tanto para os alunos como para os professores.

    Ana Paula Ribeiro Salomão

    ResponderExcluir